top of page
Buscar

HÁ VIDA DIGITAL

Comunicar e criar relações online é possível?

Esta semana participei pela primeira vez num Live do Instagram a convite da Soraia Sequeira, Heart Coach. Conheci a Soraia através da Catarina Antunes, astróloga, num movimento digital que a Catarina criou em plena pandemia a que lhe chamou #uplift com o propósito de elevar o pensamento e discurso num momento muito interpelativo a nível coletivo.


Conheci diversas pessoas nesse grupo com quem estabeleci uma ligação que permanece e que tem dado origem a iniciativas individuais ou de grupo com grande propósito e elevação.


Durante a nossa conversa no Live, houve a sensação de que a Soraia e eu nos conhecíamos há muito tempo, o que nos permitiu uma conversa franca e fluída.


Falámos sobre como surgiu o Clara como Água, uma marca que resultou de um processo de encontro com o meu propósito e que traduz uma proposta de valor materializada em serviços com uma metodologia própria, através da qual, apoio outros empreendedores a fazer o mesmo percurso: criar uma marca e uma atividade em equilíbrio com o seu propósito, conhecimento e objetivos.


O mundo digital acabou por estar em destaque, num claro reconhecimento da importância de comunicar de forma constante, consistente e coerente nestas plataformas para fazer chegar a nossa proposta a quem dela necessita.


Refletimos também sobre a importância da exposição da nossa imagem, um tema muito sensível, como estratégia para passar mensagens importantes. Numa era selfie, sabemos que o público procura e relaciona-se com as imagens nas redes sociais, como se estivesse a folhear uma revista mais ou menos cor-de-rosa, consoante o tipo de utilização que dá às redes. As estatísticas demonstram que uma publicação com a nossa imagem tem mais recetividade, mas também que o conteúdo é mais lido.


Durante a nossa conversa várias pessoas que assistiam ao Live foram colocando questões. Houve uma que, curiosamente, não ficou esclarecida no momento. A questão do Augusto que nos interpelou e deixou a todos um pouco desconfortáveis por não conseguir dar resposta.


Mais tarde o Augusto contactou-me agradecendo a partilha. Também ele, mestre em comunicação estratégica, sente-se motivado a aplicar o seu conhecimento para concretizar um propósito maior. O mais interessante foi que pudemos falar por mensagem sobre a sua questão colocada no Live e que está na origem da sua tese de mestrado.


O Augusto tem refletido sobre se a comunicação sem contacto pessoal, é possível e eficaz ou não. De facto, é uma questão muito interessante para uma tese de mestrado e, apesar de não ser possível apenas num artigo de blogue falar sobre as diversas dimensões da pergunta, houve uma reflexão que me surgiu de imediato: eu ainda não estive pessoalmente com a Soraia. Conhecemo-nos através das plataformas digitais e na verdade sentimos que algo nos liga.


É verdade que nos conhecemos num grupo criado por uma pessoa em quem confiamos, ainda assim, poderíamos não ter estabelecido esta relação. O que nos liga é o propósito de cada uma e a coerência que encontramos entre o que nos motiva, o que nos faz acordar de manhã e a atividade profissional que desenvolvemos. E essa coerência encontramos nas histórias que vivemos e partilhamos nos nossos canais digitais e nos resultados do trabalho desenvolvido.


Por isso o nosso encontro permanece e por isso mantemos relação ... no digital.


A vida digital existe mesmo, já não há volta a dar.


Respondendo ao Augusto: hoje podemos construir uma marca, uma empresa, ou uma organização online e, através das plataformas digitais, criar relação com os públicos para quem se dirige a nossa proposta de valor. O sucesso da atividade online é possível, desde que...


.... essa empresa, organização ou marca tenha um propósito claro, o comunique de forma clara e desenvolva uma atividade em coerência.


Obrigada mais uma vez à Soraia e a quem participou, pelas partilhas e reflexões.





93 visualizações
bottom of page